Percorridos |
433 km |
Percurso seleccionado |
~209 Km |
Horas efectivas de condução |
06H34m |
Total de horas em passeio |
08H29m |
Altitude máxima |
996 m |
Mota |
Yamaha Super Ténéré |
N202 Viana do Castelo a Monção
Iniciei o passeio pela N202 que me levou de Viana do Castelo a Monção passando por Bertiandos, Arcos de Valdevez, Lamas de Mouro e Melgaço.Já percorri esta estrada várias vezes e em várias extensões do seu percurso mas desde o seu início até ao seu final é a primeira vez que o fiz.
É a partir de Arcos de Valdevez que esta estrada se começa a revelar, pois é aqui que damos de caras com uma das “portas de entrada” para o Parque da Peneda Gerês. Paisagem, vida animal selvagem e doméstica, estrada com muita curvas e de todos os tipos, descidas e subidas constantes, temos de tudo e mais alguma coisa para passarmos bons momentos a percorrer a N202.
Para quem não conhecer esta N202 recomendo alguns pontos de paragem e/ou visita. Em nenhum dos casos ficará muito longe da estrada, podendo voltar sempre à mesma com facilidade:
– Solar de Bertiandos (https://www.bertiandos.net/freguesia/locais-a-visitar/2)
– Ponte de Lima (https://www.cm-pontedelima.pt/)
– Arcos de Valdevez (https://www.cmav.pt/)
– Soajo (https://www.jf-soajo.com/?m=historia&id=376)
– Santuário de Nossa Senhora da Peneda (http://www.serradogeres.com/index.php/turismo/2014-10-22-23-10-17/santuario-senhora-da-peneda)
– Melgaço (https://www.cm-melgaco.pt/)
– Vários spots ao longo da estrada onde é possível registar aquele momento em fotografia ou vídeo
Chegado a Melgaço optei mesmo por circular pela “velha” N202 e não pela variante com a mesma designação. A estrada é muito mais interessante e como ando a tentar percorrer as estradas nacionais pelos seus traçados originais não faria sentido se não fizesse desta forma.
N302 Vila Nova de Cerveira a Viana do Castelo
Chegado a Monção foi apenas tempo de registar o momento e partir de imediato para o início da que me iria levar de Vila Nova de Cerveira a Viana do Castelo, passando por Breia, Covas, Outeiro, Meadela.
A fome apertava mesmo e, embora contrariado, lá parei no centro de Vila Nova de Cerveira para “forrar” o estômago.
A N302 pelo que percebo nunca chegou a ser totalmente terminada, pois quando chegamos a Covas a estrada divide-se e, para a direita, tomamos a N301, sendo que indo em frente entramos na M1043. Aqui acabei por me enganar e ainda percorri alguns km na N301 tendo que voltar para trás e, então sim, apanhar a M1043 e de seguida a M552.
A M552 leva-nos pela Serra de Arga onde recomendo uma paragem para visita ao Mosteiro e Santuário de São João de Arga. É mesmo um spot digno de visita pelo que não deixem de o visitar. (http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3488).
Como é óbvio são vários os locais onde é “obrigatória” a paragem para o tal registo fotográfico ou vídeo.
Voltamos a ter contacto com a N302 junto à ponte de Saim e a partir daqui esta estrada nunca mais muda de designação.
Tal como na estrada anterior também nunca tinha percorrido a mesma desde o seu início até ao seu final.
Troço WRC Viana do Castelo
Como andava pelas redondezas fui até ao início da etapa do WRC de Viana do Castelo e percorri a mesma até ao seu final. Faz-se sem dificuldade nenhuma, sendo estradão de terra com algumas zonas com mais gravilha. No início é possível apanhar muita casca de eucalipto que, apesar de o tempo estar seco, a mesma hoje estava molhada e que escorrega bastante mas nada que o conjunto Super Téneré + Bridgestone AX41 Adventure Cross não resolvam com facilidade.
Mais duas belas estradas para o “currículo”
[zombify_post]