Passeio pela Serra do Alvão

CM1205, EM561, EM564, CM1220, CM1219, CM1214, CM1204-1, EM560, CM1200, CM1142, EN312-1

Percorridos

310 km

Percurso seleccionado

141 Km

Horas efectivas de condução

04h50m

Total de horas em passeio

06h38m

Altitude máxima

1077 m

Mota

Yamaha Super Ténéré

A famosa estrada N304, com início em Monção e término em Santa Marta de Penaguião, permite fazer passeios fantásticos se a tomarmos como espinha dorsal para visitar algumas localidades que se encontram ao longo da mesma.

Hoje, com o amigo César Vieira como companhia, concentramo-nos no troço da N304 entre a Campeã e Mondim de Basto para fazer algumas incursões por estradas municipais e camarárias, tendo sempre como referência a dita N304.

Portugal tem várias serras pelas quais vale mesmo apena passear e a do Alvão é um exemplo disso mesmo. Atravessamos paisagens de cortar a respiração (eu sei que cliché), estradas duma forma geral em muito bom estado e com muita curva, localidades bem preservadas e outras nem tanto, rios, pontes, ribeiros…tudo aquilo que pode proporcionar uma manhã bem passada nas nossas motas.

Por falar em motas, convêm relevar que o César Vieira veio no seu canhão. Uma Yamaha FJR 1300 AE Ultimate Edition. Já consigo imaginar o Homem a dar grandes passeios por essa Europa fora.

Várias vezes passei pela CM1205 e disse para mim mesmo que um dia iria até Campanhó e Tijão. Bem foi hoje o dia escolhido e só me ocorre uma palavra BRUTAL. Ficamos com uma perspectiva “deste lado do” Alvão ainda mais fantástica que ao percorrermos a N304.

Outras duas localidades que me despertavam a curiosidade, faz algum tempo, eram as de Varzigueto e Barreiro. Valeu bem apena a visita e a ida pela vinda nesta estrada (M560).

Passamos por várias localidades que já tinham sido alvo de dois passeios que fiz no início deste ano, mas faltavam ainda Vila Cova, Mascozelo e Pardelhas. Grandes estradas, aldeias e paisagens que valem bem a sua passagem. Aqui saliento a de Pardellas, que sendo uma ida pela vinda (desta vez porque não estava com pneus para continuar pela estrada de terra), temos mais uma perspectiva deste lado do Alvão diferente da N304 e da CM1205 e também magnífica.

Ficaram alguns pontos por visitar mas num próximo passeio, com base na N304, os mesmos serão alvo de visita.

Uma imagem com motociclo, rua, exterior, céu  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com céu, motociclo, exterior, árvore  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com árvore, exterior, relva, parque  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com exterior, motociclo, árvore, rua  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com árvore, exterior, natureza, planta  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com céu, exterior, árvore, rua  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com exterior, céu, rua, relva  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com relva, exterior, céu, árvore  Descrição gerada automaticamente


Uma imagem com exterior, relva, motociclo, rua  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com motociclo, edifício, exterior, estacionado  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com exterior, céu, rua, motociclo  Descrição gerada automaticamente


Uma imagem com texto, árvore, exterior, rua  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com céu, montanha, exterior, natureza  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com exterior, céu, relva, natureza  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com motociclo, rua, exterior, céu  Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com céu, exterior, natureza, montanha  Descrição gerada automaticamente

[zombify_post]

Facebook
Threads
X
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest

Leave a Comment

Shopping Cart
Scroll to Top

STAY IN THE LOOP
RIDE SMARTER!!

NO SPAM… JUST THROTTLE!!